Páginas

O Homem é Bom?

| sábado, 1 de janeiro de 2011 | |
Que manifesto orgulho o de um pai: assistir ao filho a cumprir algo de grandioso na vida. Um deleite para os olhos, um bálsamo para a memória. O jovem guerreiro, arrastando a presa pelos pés à volta da aldeia como era de costume a título de exibição; esquartejou-a e colocou os quartos de carne ao lume. Um lume brando só para dar uma corzinha: a boa carne come-se a sangrar - era um dos cânones cravados nas Tábuas da Lei.
Ofertou simbolicamente uma das partes do animal aos deuses, que eram quatro como os elementos e  lançou outra à multidão esfaimada. Um gesto magnânimo. Ouviram-se hurras de excitação e o pai do jovem guerreiro abanou a cabeça em sinal de aprovação: o protocolo estava a ser seguido como devia, não havia dúvidas que o rapaz era filho de um chefe. O melhor pedaço do animal ofereceu o mancebo ao pai, que também era o seu líder e sumo pontífice. O cheiro do holocausto agradou-lhe de tal forma que, abocanhou o cadáver com toda a pujança e autoridade que o status lhe conferia. A turba urrou uma vez mais de excitação; o dia era de festa: o menino tornara-se homem.
Quando o chefe da tribo sentiu algo a prender-se-lhe entre os dentes, a multidão deixou de respirar em suspenso. O jovem guerreiro pensou ver ali o fim da sua glória, uma nuvem negra na sua iniciação. Mas eis que o grande líder sorri, e extrai de entre o canino e o incisivo, um objecto brilhante e luminoso. 
Ah! Meu rapaz, és sem dúvida filho do teu pai: de todos os sacerdotes que nos aborrecem com a Palavra, escolheste o mais gordo e suculento - Eram os pensamentos do Grande Chefe enquanto lambia os beiços e admirava orgulhoso a cruz de ouro que lhe tinha saído em brinde.

5 comentários:

Anónimo Says:
2 de janeiro de 2011 às 00:08

Não, o Homem é cínico, malvado,injusto.

Unknown Says:
2 de janeiro de 2011 às 18:02

O Homem é o melhor que há no mundo! kiss

El Matador Says:
2 de janeiro de 2011 às 18:24

Bom, temos aqui opiniões contrárias mas que, penso eu, se complementam.

Diz quem já provou que o homem sabe bem (eheh)

Lala Says:
24 de março de 2011 às 15:43

Grandes, vitoriosos, sedentos e desmedidamente orgulhosos.

El Matador Says:
24 de março de 2011 às 15:53

Exacto.