Páginas

29

| quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 | |
Quando acordou de manhãzinha, Abrenuncio soube de imediato que o dia lhe ia correr mal.  Os ossos latejavam por todos os lados, as articulações rangiam e sentia um frio ligeirinho correr dentro de si.
«Tu queres ver que eu estou doente?» Virou-se para um lado e depois para o outro como que a tomar coragem para sair da cama. Mas havia uma força maior que o empurrava para o fundo dos lençois, uma vontade maligna que o incitava a ficar na cama, enredava-se nas suas malhas cada vez que se movia e, cada vez  se atascava mais; como quem se afunda em areias movediças. Quanto mais pensava em sair da cama mais lhe pesavam os olhos e a cabeça. «Que força é esta que trago nos braços que me aconchega os travesseiros e desliga o rádio?». Abateu-se de cansaço e ressonou um bocadinho para se recompor.
Levantou-se num salto, carregado de uma nova energia cheia de boa disposição. Fez o café e tomou o pequeno almoço com apetite. Agora sim o dia começava bem. Enquanto lavava os dentes lembrou-se de uma Ária d’ A Flauta Mágica e pôs-se a cantar: Der Hölle Rache kocht in meinem Herzenao que o bidé e a banheira replicaram: Tod  und  Verzweiflung  flammet um mich her!
Que alegria estar vivo!
Estava nestes preceitos quando o seu bissexto sentido deu o alarme, «pera lá…, mas eu não sei falar alemão, e o bidé parece-me um pouco desafinado», e como quem cai duma nuvem Abrenúncio acordou outra vez, mais enredado ainda nos lençóis e mantas que o aprisionavam.
A hora de se levantar já zarpara há muito e a manhã de trabalho dada como perdida em delírios de bidé e Mozart. Abrenúncio, vencido, chorou muito; havia sido traído pelo  cérebro, o seu melhor amigo. Certo era que não faria mais nada o resto do dia – o seu corpo não lho permitiria. Estava prisioneiro de si mesmo.
Aos poucos o choro intempestivo foi dando lugar a uma relaxante acalmia, e Abrenúncio, abatido de cansaço, ressonou mais um bocadinho, para se recompor. 

7 comentários:

luisa Says:
29 de fevereiro de 2012 às 17:12

Dormir é um bom remédio. Estou com o Abrenúncio.

El Matador Says:
29 de fevereiro de 2012 às 18:11

"A vida é boa mas melhor é o sono"

Marta Says:
3 de março de 2012 às 00:47

bons sonhos :)

mz Says:
6 de março de 2012 às 21:44

Abrenuncio, Abrenúncio... até sonhas com alemães!!!

Ainda por cima não foste trabalhar, depois chamam-nos gente preguiçosa do su... nem um atestado médico [de verdade] nos livra da "fama".

Brown Eyes Says:
7 de março de 2012 às 22:48

Detesto quando o dia começa torto. Beijinhos

Ditonysius Says:
14 de março de 2012 às 12:49

Ahhhhhhhhhhh! "Lagartar" ... é comigo em dias de disponibilidade preguiçosa!
Não muitos, com efeito, mas rentáveis, ... para não mexer sequer os músculos nasais, ...
O delírio, tem dias, para mim ... normalmente numa risada que nos desmonta, ...

Um abraço do Canto de Cá...

Briseis Says:
18 de março de 2012 às 16:25

Hum... giro... eu já acordei uma vez cheia de sede, mas com preguiça de me levantar...então sonhei que ia buscar um copinho de água à cozinha que, estranhamente, não me soube a nada. Só aí percebi que estava a sonhar... Mas bidés a fazer coros em alemão é tétrico...lol